quinta-feira, 23 de abril de 2009

LÍNGUA

Gosta de sentir a minha língua
roçar a língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar a criar
confusões de prosódia
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade
E quem há de negar que esta lhe é superior?
E deixe os Portugais morrerem à míngua
“Minha pátria é minha língua”
Fala Mangueira! Fala!
Flor do Lácio Sambódromo
Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode esta língua?
VOCABULÁRIO
LUIS DE CAMÕES:Desconhece-se a data e o local onde terá nascido Camões. Admite-se que nasceu entre 1517 e 1525. A sua família é de origem galega que se fixou na cidade de Chaves e mais tarde terá ido para Coimbra e para Lisboa, lugares que reivindicam ser o local de seu nascimento. Frequentemente fala-se também em Alenquer, mas isto deve-se a uma má interpretação de um dos seus sonetos, onde Camões escreveu "[…] / Criou-me Portugal na verde e cara / pátria minha Alenquer […]". Esta frase isolada e a escrita do soneto na primeira pessoa levam as pessoas a pensarem que é Camões a falar de si. Mas a leitura atenta e completa do soneto permite concluir que os factos aí presentes não se associam à vida de Camões. Camões escreveu o soneto como se fosse um indivíduo, provavelmente um conhecido seu, que já teria morrido com menos de 25 anos de idade, longe da pátria, tendo como sepultura o mar.

PROSÓDIA: é o estudo do ritmo,entonação e demais atributos correlatos na fala. Ela descreve todas as propriedades acústicas da fala que não podem ser preditas pela transcrição ortográfica (ou similar). Quando ocorre um erro de prosódia, isto é, quando há uma transposição do acento tônico de uma sílaba para outra, ocorre uma silabada.

PARÓDIA :A Paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária, (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que geralmente possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir um texto.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade.

CAMALEÕES: Camaleão é o nome dado a todos os animais pertencentes à família Chamaeleonidae, uma das mais conhecidas famílias de lagartos. Há cerca de 80 espécies de camaleões, a maior parte delas na África, ao sul do Saara. Os camaleões são conhecidos por sua habilidade em trocar de cor conforme o ambiente, por sua língua rápida e alongada, e por seus olhos, que podem ser movidos independentemente um do outro.
O nome "Camaleão" significa "leão da terra", e é derivado das palavras gregas Chamai (na terra, no chão) e leon (leão.É um lagarto bastante antigo, já que há registros fósseis de camaleões desde períodos tão longínquos quanto o Terciário.

FERNANDO PESSOA: Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 — Lisboa, 30 novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. . Por ter vivido a maior parte de sua adolescência na África do sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando no idioma. Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterónimos. A figura em que se tornou movimenta grande parte dos estudos sobre as suas vida e obra.
Morreu de cólica hepática aos 47 anos na mesma cidade onde nasceu, tendo a sua última frase sido escrita na língua inglesa: "I know not what tomorrow will bring... " ("Não sei o que o amanhã trará").

GUIMARÃES ROSA:João Guimarães Rosa, mais conhecido como Guimarães Rosa foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata
Os contos e romances escritos por João Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais. Tudo isso, somado a sua erudição, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas.

ESCOLA DE SAMBA MANGUEIRA:a mais genuína de todas as escolas de samba, revela, com pureza e intensidade, a união perfeita entre o samba e a poesia. Valorizada pelos estudiosos da cultura popular por preservar intactas as suas raízes, Mangueira é celeiro de geniais compositores, lendários mestres-sala e porta-bandeiras, extraordinários percussionistas e passistas, e carnavalescos da própria comunidade.premiada 67 vezes. Nascido do esforço do jornalista Heitor Quartim, que reuniu um grupo de jurados independentes e sem vínculos com a Prefeitura, o Estandarte tornou-se referência no mundo do samba, e é hoje a mais desejada e respeitada premiação do carnaval carioca. Ao contrário do júri oficial – que na sua origem foi formado, em sua maioria, por pessoas distantes do universo do carnaval – o Estandarte de Ouro agrega estudiosos da cultura popular, artistas, jornalistas e carnavalescos. No seu julgamento, respeita os valores fundamentais das escolas de samba, entendendo também que são organismos vivos e, portanto, em constante mudança.

FLOR DO LÁCIO: A expressão "Última flor do Lácio, inculta e bela" é o primeiro verso de um famoso poema de Olavo Bilac, poeta brasileiro que viveu no período de 1865 a 1918. Esse verso é usado para designar o nosso idioma: a última flor é a língua portuguesa, considerada a última das filhas do latim. O termo inculta fica por conta de todos aqueles que a maltratam (falando e escrevendo errado), mas que continua a ser bela.

SAMBODRÓMO: Sambódromo é o nome dado aos conjuntos arquitetônicos destinados aos desfiles das Escolas de Samba no Brasil.. Geralmente são compostos por uma passarela e uma área de dispersão das agremiações.

LUSAMÉRICA: impóssível de enocntrar na internet na escola , pois seu conteúdo é bloqueado.

LATIM: O latim é uma antiga língua indo-europeia do ramo itálico originalmente falada no Lácio, a região do entorno de Roma. Foi amplamente disseminada, especialmente na Europa, como a língua oficial da República Romana, do Império Romano e, após a conversão deste último ao cristianismo, da Igraja Católica. Através da Igreja, tornou-se a língua dos acadêmicos e filósofos europeus medievais. Por ser uma língua altamente flexiva e sintética, a sua sintaxe (ordem das palavras) é, em alguma medida, variável, se comparada com a de idiomas analíticos como o português, embora em prosa os romanos tendessem a preferir a ordem SOV. A sintaxe é indicada por uma estrutura de afixos ligados a temas. O alfabeto latino, continua a ser o mais amplamente usado no mundo.
Embora o latim seja hoje uma língua morta, com poucos falantes fluentes e sem que ninguém o tenha por língua materna, ainda é empregado pela Igreja Católica. Exerceu enorme influência sobre diversas línguas vivas, ao servir de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico e o direito. O latim ainda é a língua oficial da Cidade do Vaticano e do Rito Romano da Igreja Católica. O latim clássico, a língua literária do final da República e do início do Império Romano, ainda hoje é ensinado em muitas escolas primárias e secundárias, embora seu papel se tenha reduzido desde o início do século XX.

DEPOIS DE TODA A LEITURA, FAÇA A REESCRITA DO TEXTO USANDO O LINK DE COMENTÁRIOS E O SEU NOVO CONHECIMENTO SOBRE A MÚSICA LÍNGUA.

Um comentário:

  1. eu entendi que era um artista muito conhecido por portugual.

    ResponderExcluir